sexta-feira, 18 de maio de 2012

O que você entende por Filosofia da Educação?

Em minha pesquisa pela internet encontrei um definição para a filosofia da educação,Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Filosofia da educação é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise do(s) sistema(s) educativo(s), sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade.
Agora, " O que eu entende por filosofia da educação? É um processo em constante movimento. Como educadora e fazendo parte desde universo educacional, onde o sistema  tira o direito do cidadão em fazer suas próprias escolhas, oferendo um ensino ultrapassado,que não atende a necessidade da maioria.Então, a sociedade tem que reagir, buscar soluções para o ensino de qualidade.A filosofia da educação ajuda a entender este universo, com questionamentos.Ter ideias, sem praticá-las não vai resolver nada.






2 comentários:

  1. A Filosofia fornece á educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos podem caminhar. O educando, quem é o que deve ser qual o seu papel no mundo; o educador, quem é qual o seu papel no mundo; a sociedade, o que é, o que pretende; qual deve ser a finalidade da ação pedagógica.Esses são alguns problemas que exigem a reflexão filosófica. A Filosofia propõe questionar, a interpretação do mundo que temos, e procura buscar novos sentidos e novas interpretações de acordo com os novos anseios que possam ser detectados no seio da vida humana. Não há uma pedagogia que esteja fora dos pressupostos filosóficos. É possível compreender a educação dentro da sociedade, com seus determinantes e condicionantes, mas com a possibilidade de trabalhar pela sua democratização. Para tanto, importa interpretar a educação como uma instância dialética, que serve a um projeto, a um modelo, a um ideal de sociedade. Ela trabalha para realizar esse projeto na prática. Assim, se o projeto for conservador, medeia a conservação, contudo se o projeto for transformador, medeia a transformação; se o projeto for autoritário, medeia a realização do autoritarismo; se o projeto for democrático, medeia a realização da democracia. Do ponto de vista prático trata-se de retomar vigorosamente a luta contra a seletividade, a discriminação e o rebaixamento do ensino das camadas populares. Lutar contra a marginalidade, através da escola, significa engajar-se no esforço para garantir aos trabalhadores um ensino da melhor qualidade possível nas condições históricas atuais. O papel de uma teoria crítica da educação é dar substância concreta a essa bandeira de luta, de modo a evitar que ela seja apropriada e articulada com os interesses dominantes. A educação como transformadora da sociedade recusa-se tanto ao otimismo ilusório, quanto ao pessimismo imobilizador. Por isso, propõe-se compreender a educação dentro de seus condicionantes e agir estrategicamente para a sua transformação. Propõe-se desvendar e utilizar das próprias contradições da sociedade, para trabalhar criticamente pela sua transformação. Quando não pensamos, somos pensados e dirigidos por outros.
    A Educação sem ter a filosofia presente ambas caminham juntas desde a idade antiga, já sendo vivenciadas e discutidas.
    Algumas idéias propostas pelos primeiros filósofos estão presentes e vividos hoje, dentro da Educação. Na didática, é essencial que na sala de aula experimente a Filosofia, para que o aluno chegue há uma auto-reflexão, seja argumentativo e crítico para a sociedade. Conhecer os filósofos e suas teorias proporciona um autoconhecimento, para abrir os olhos e enxergar uma nova realidade, “a verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo”. Essa realidade é essencial para o meio, pois a Sociedade busca e procura sempre ser humanos que façam a diferença, ou seja, como dizia um sociólogo do século XIX “o homem que pretende mudar a sociedade, não pode ter idéias tímidas”. Ou seja, para ter algum pensamento, a Educação a executa, com o acompanhamento da Filosofia, pela sua história e valor.

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  2. Nessa disciplina, cheguei a conclusão que os grandes filósofos há séculos passados, tinham imensa preocupação com a educação, pois enxergaram que é uma experiência libertadora proporcionar ao indivíduo o acesso ao conhecimento. Obviamente, divergiam em parte em determinadas questões, porém nisso todos concordavam, que a educação deve levar a pessoa a ter suas ideias, questionar fatos que envolvem sua existência, se interessar por política, exigir seus direitos e cada vez mais procurar se libertar da ignorância. Concluindo, Filosofia da Educação envolve todo esse universo de discussões a respeito da educação e os modelos mais adequados para que o ser humano exerça sua cidadania, gere suas ideias, seja questionador, um agente ativo no processo do conhecimento.

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