Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dos tipos de realidade: A Sensível e a Inteligível.
Para ele vivemos em existe dois mundos:
O mundo real.
O mundos das idéias.
Para Platão existe dois tipos de conhecimento:
O mundo das ideias, que é o mais verdadeiro porque se mantém igual.
O mundo real, que se altera-se, se transforma, não se mantém igual.
O mundo real, que se altera-se, se transforma, não se mantém igual.
Vejamos os exemplos:
No mundo das ideias - Vemos um rio, podemos fechar os olhos ou passar muito tempo, mas, ainda nos lembramos do rio exatamente como o vimos um dia. Na ideia o rio se mantém sempre igual.
No mundo real - Quando vemos um rio, ele pode estar cheio, seco, ou com sua água poluída, também pode ter seu leito mudado, ou seja, o que vimos desaparece. Na realidade tudo muda, pode deixar de existir, pode não ser mais verdade amanhã.
No mundo das ideias - Vemos um rio, podemos fechar os olhos ou passar muito tempo, mas, ainda nos lembramos do rio exatamente como o vimos um dia. Na ideia o rio se mantém sempre igual.
No mundo real - Quando vemos um rio, ele pode estar cheio, seco, ou com sua água poluída, também pode ter seu leito mudado, ou seja, o que vimos desaparece. Na realidade tudo muda, pode deixar de existir, pode não ser mais verdade amanhã.
Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a sensível e a inteligível.
ResponderExcluirO conhecimento sensível ocupa-se dos objetos sensíveis que são para Platão imagens das ideias; o conhecimento inteligível volta-se para os modelos dos objetos sensíveis, ou seja, as ideias.
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ResponderExcluirPlatão cria dois mundos (ideia originária, em parte, de Parmênides), um chamado Mundo das Ideias, onde a ideia das coisas é pura e perfeita (segundo interpretou Aristóteles, aluno de Platão, essas ideias eram os conceitos das coisas), e outro que chama de Mundo Sensível, onde os sentidos apreendem as coisas apenas em parte, turvando as ideias puras das coisas.
ResponderExcluirVisto serem as ideias conceitos personalizados, transferidos da ordem lógica à ontológica, terão consequentemente as características dos próprios conceitos: transcenderão a experiência, serão universais, imutáveis. Além disso, as ideias terão aquela mesma ordem lógica dos conceitos, que se obtém mediante a divisão e a classificação, isto é, são ordenadas em sistema hierárquico, estando no vértice a ideia do Bem, que é papel da dialética (lógica real, ontológica) esclarecer.