quarta-feira, 25 de abril de 2012

Mito e cultura ocidental


O Mito surgiu na cultura ocidental como a primeira forma de explicar a realidade natural ou social. Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo.
Na Grécia antiga cultivava-se a tradição oral e o mito nasce dessa oralidade da cultura popular, esse discurso era destinado a um público ouvinte, que o tratava como verdade absoluta por acreditar de forma radical em quem estava narrando.
O mito além de procurar uma explicação para a realidade , tinha como objetivo amenizar os temores do homem frente o mundo em que vivia. Ele descreve a relação do homem com os deuses de forma poética e metafórica. Expressando por meio de seu poder crativo como as coisas passaram a existir e teve como finalidade representar , por meio de uma linguagem simbólica, a realidade do mundo humano.
Diferente da Filosofia que se baseia em sistemas e conceitos, o mito é marcado por um forte simbolismo, por uma forma de expressão até mesmo literária, sem nenhum caráter lógico e racional.

Um comentário:

  1. O mito pode ser utilizado como discurso destinado a um público ouvinte, o qual o toma como verdade absoluta, confiando plenamente nos fatos repassados a ele, pois acredita-se que tais informações foram presenciadas pelo narrador ou foram repassadas a ele por quem testemunhou aquele fato.
    Os poetas gregos foram os grandes responsáveis por essa narrativa. Acreditava-se que o poeta-rapsodo era um escolhido dos deuses, que lhe mostram os acontecimentos passados e permitem que ele veja a origem de todos os seres e de todas as coisas para que possa transmiti-la aos ouvintes.

    ResponderExcluir