quarta-feira, 25 de abril de 2012

Mito e cultura ocidental


O Mito surgiu na cultura ocidental como a primeira forma de explicar a realidade natural ou social. Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo.
Na Grécia antiga cultivava-se a tradição oral e o mito nasce dessa oralidade da cultura popular, esse discurso era destinado a um público ouvinte, que o tratava como verdade absoluta por acreditar de forma radical em quem estava narrando.
O mito além de procurar uma explicação para a realidade , tinha como objetivo amenizar os temores do homem frente o mundo em que vivia. Ele descreve a relação do homem com os deuses de forma poética e metafórica. Expressando por meio de seu poder crativo como as coisas passaram a existir e teve como finalidade representar , por meio de uma linguagem simbólica, a realidade do mundo humano.
Diferente da Filosofia que se baseia em sistemas e conceitos, o mito é marcado por um forte simbolismo, por uma forma de expressão até mesmo literária, sem nenhum caráter lógico e racional.

Filosofia de vida


Qualquer pessoa pode criar seu estilo de vida, sendo que a “filosofia de vida” possibilita ao homem se orientar no meio em que vive.Porém, por seu caráter espontâneo, assistemático, ela não tem nada a ver com a filosofia enquanto sistema organizado de pensamento.Apesar disso, a “filosofia de vida” também parte da realidade com o intuito de operar sobre ela: a realidade da vida.


Add caption